O que é Fit Cultural

Trata-se da compatibilidade que deve existir entre um candidato e uma empresa, considerando os aspectos culturais. Isso significa que quando um profissional tem Fit Cultural com uma organização, seus valores, linguagens, gostos, comportamentos e propósitos estão alinhados.

Uma vez que isso acontece, o candidato ou o colaborador estará inclinado a se desenvolver bem na função que lhe foi ou será confiada. Afinal, ele estará em um ambiente completamente favorável, o que impacta diretamente na satisfação que terá em seu trabalho.

Teste de Fit Cultural

Para identificar se os candidatos às vagas na sua empresa estão de acordo com a cultura do seu negócio, você pode fazer uso desse teste de cultura, que identifica quais são as soft skills em destaque em um indivíduo, para que sejam comparadas ao perfil ideal pré-determinado.

O Fit Cultural tem se tornado bastante presente nos Processos Seletivos, mas para falarmos sobre Fit Cultural é importante sabermos o que é a Cultura Organizacional.

A Cultura Organizacional se refere ao conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada empresa, este conjunto conduz seus negócios e em como trata seus clientes, colaboradores e parceiros.

As principais diretrizes da Cultura Organizacional são:

Missão: é a razão da existência da empresa, direcionado mais para o produto ou o serviço que a empresa oferece.

Visão: é o futuro esperado, trata-se de onde pretende chegar.

Valores: São os comportamentos adotados e esperados para o alcance de seu sucesso.

Podemos concluir que este trio é um recurso de extrema importância para orientar o planejamento estratégico e construir a identidade organizacional, assim como também acaba direcionando o comportamento esperado por parte de seus colaboradores.

A Cultura Organizacional é e deve ser praticada por todos da empresa, em todos os cargos e áreas! Pois são as pessoas que a faz tornar presente e praticada, assim como a Cultura deve ser praticada a todo momento e não somente quando convêm.

Dentro de uma seleção geralmente o Fit Cultural é associado com as suas Soft Skills, ou seja, quais os comportamentos que são de seu perfil que estão associados aos valores que a empresa acredita?

Por isso se você está buscando recolocação deve sempre buscar informações sobre a Cultura, geralmente no site das empresas você encontra os valores, Missão e Visão, ou até com os próprios profissionais que trabalham na empresa.

Você procurar estas informações é o primeiro passo para este match, pois não é só a empresa que deve escolher o seu profissional, ele também precisa a escolher a empresa.

Você já saiu de uma entrevista e pensou: “Não gostei… Não me identifiquei… Não me senti à vontade”, pois bem, ali não é o seu lugar e desta forma você não teve o Fit com a empresa.

Por isso se você não passar em um processo seletivo, mesmo com experiência e Hard Skills para ocupar o cargo, está tudo bem! Não significa que você seja um profissional ruim, somente para aquela empresa neste momento não ocorreu o “match”… e bola para frente.

Outras empresas estarão esperando por você!