O que é marketing para supermercados?

Marketing para supermercados é um conjunto de ações de marketing que tem como objetivo despertar o interesse do consumidor, instigar a compra por impulso e auxiliar no aumento das vendas por meio de estratégias inovadoras. Além de melhorar a experiência do cliente, fidelizando os laços entre consumidor e supermercado.

Seu plano deve incluir estratégias de longo e curto prazo. Por exemplo, sua loja pode rapidamente atrair pessoas com uma promoção incrível ou oferecer alguns produtos populares, mas depois que a promoção acabar, os clientes permanecerão?

Por isso, para que sua empresa não seja refém de promoções rápidas, também é importante investir em programas de fidelidade para manter os compradores na sua loja.

Tenha uma rádio personalizada

Você sabia que a rádio personalizada para supermercado trás inúmeros benefícios e vantagens? É isso mesmo! A rádio personalizada facilita a comunicação com os clientes, através dela você pode transmitir informativos, divulgar os produtos que estão em oferta, anunciar um colaborador de forma profissional, manter as filas dos caixas organizadas e até mesmo manter o estacionamento organizado. É muito simples e fácil fazer anúncios através dela. Além de todos esses benefícios, você ainda constrói um ambiente de compra mais agradável para o seu cliente, através da música.

Preocupe-se com o espaço físico do supermercado

Ir ao supermercado é algo necessário para todas as pessoas, independentemente de raça, religião, gênero, ideologia política ou qualquer outra segmentação. Todo mundo precisa abastecer a casa com alimentos e outros produtos, que só são encontrados nesse tipo de estabelecimento. Essa é uma grande oportunidade, que não pode ser desperdiçada pelos supermercadistas.

Tendo isso em mente, você pode compreender que o estabelecimento sempre terá clientes. Os supermercados não vendem só itens supérfluos e que as pessoas podem ficar sem em tempos de crise, por exemplo. Trata-se de um negócio que é sempre lucrativo.

Estimule os sentidos dos clientes

Ainda explorando a presença das pessoas no local, uma das ações de marketing mais interessantes é o estímulo aos sentidos dos clientes. A ideia é que sejam explorados o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar, para despertar o interesse de se adquirir determinado produção.

A audição, por exemplo, pode ser explorada com uma rádio indoor ou uma playlist personalizada. De tal maneira, podem ser tocadas músicas agradáveis e veicular anúncios que estimulem as pessoas a comprarem mais.

O olfato também pode ser explorado no marketing sensorial. Uma boa estratégia é usar perfumes especiais para que as pessoas se sintam atraídas pelo aroma.

 

Não deixe espaços vazios nas prateleiras

Quando falamos em ações de marketing para supermercados também é muito interessante atentar para que não se deixem espaços vazios nas prateleiras. Quando isso acontece, se passa a sensação de que o estabelecimento está desguarnecido, que os produtos estão em falta e que o cliente não conseguirá encontrar ali o que ele precisa. As chances dessa pessoa sair e não voltar mais, não são pequenas.

Aposte no digital

A internet é um dos principais meios de comunicação contemporâneos e é muito importante que você a utilize para interagir com clientes e divulgar ofertas.

Podem ser desenvolvidas ações nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para que as pessoas conheçam mais sobre determinado produto.

Ofereça sacolas de compras reutilizáveis ​

De acordo com o movimento sustentável, é essencial oferecer sacolas reutilizáveis. Cada dia mais pessoas estão descartando sacos de papel e plástico em favor dessas opções ecológicas.

Isso não apenas ajuda o meio ambiente, mas também divulga a marca da empresa quando os compradores usam as sacolas em outros lugares da cidade. Não se esqueça: quanto mais sacolas forem usadas, menos dinheiro é gasto com sacolas plásticas ou marrons.

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma maneira fantástica de conquistar clientes fiéis que permanecerão comprando, apesar da concorrência. Você pode estabelecer um relacionamento com essas pessoas com um programa personalizado.

As vantagens básicas incluem cupons exclusivos e até brindes (como aquela sacola reutilizável da marca que mencionamos). Talvez os clientes recebam um desconto em cada compra, um item grátis todos os meses ou alguma outra vantagem.

Obviamente, as pessoas precisam comprar alimentos todos os meses, por isso, adicionar pequenos bônus para quem compra regularmente em sua loja é uma ótima maneira de atrair e manter as pessoas lá.

Promoções rápidas e persuasivas

Outra forma de incentivar uma compra por impulso é o famoso “compre 3 e leve 1 grátis”. Estratégias similares podem ser utilizadas para acelerar a venda de itens próximos ao vencimento. Escolha um local de destaque na loja e crie um cartaz chamativo para ter sucesso em sua promoção.

Essas são as principais ações de marketing para supermercados que sua empresa pode desenvolver. É claro que as possibilidades vão muito além disso, principalmente se considerarmos a infinidade de plataformas de mídia que existem hoje em dia. Porém, se fizer bem o básico, certamente os resultados serão positivos em um curto espaço de tempo.

Aposte em eventos promocionais

Assim como já mencionamos, as degustações são uma ótima maneira de apresentar novos produtos aos clientes, mas que tal acelerar esse espírito com um evento real?

Talvez uma demonstração de culinária, uma cozinha infantil ou algum evento que coincida com um próximo feriado ou data comemorativa. Os eventos aumentam o tráfego de pessoas e também incentivam compras inesperadas (por impulso).

Se você não tem muito espaço na loja, tente fazer parcerias com uma empresa local para eventos! Sua loja receberá o dobro da exposição em promoções, e ainda pode dividir os custos.

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