Você já deve ter escutado a seguinte frase: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”.

Diante de um cenário desconexo na política e economia do país, com baixas no consumo e perspectivas não muito otimistas de crescimento, passa a ser muito comum profissionais de vendas, despreparados para enfrentar tempos em que é necessária adoção de estratégias para situações atípicas.

Em pesquisa realizada recentemente, com mais de 240 grandes varejistas, buscou-se identificar e mapear algumas das principais tendências em estratégia de marketing para o varejo nos próximos anos.

O mais curioso desta pesquisa, é que a maioria das alternativas está focada em inovação. Neste guia, separamos as principais ideias para ajudar seu negócio😉 A TIMBRE FIELDMARKETING te ajuda a criar os resultados que VOCÊ PRECISA através do:

PDV: experiência e engajamento

O termo engajamento é muito conhecido para quem trabalha com mídias sociais, pois mede o envolvimento ou a interação com a marca, além do número de seguidores ou likes em uma postagem.

A grande questão é que além das redes sociais em si, varejistas devem buscam inovação para melhorar a experiência no PDV, identificando os melhores produtos para cada consumidor, fazendo com que o mesmo interaja com a marca por meio de diversos canais e com diferentes ações.

E por falar em customização

É possível mensurar demandas, identificar públicos e trabalhar de forma inteligente por meio dos dados disponíveis, customizando serviços ou desenhando processos exclusivos.

Trazer o cliente para dentro de sua loja e fazer com que ele participe em alguns processos, realizando pesquisas ou entrevistas com apontamentos de tendências. É fazer com que em muitas etapas do relacionamento com o consumidor, o engajamento com sua marca, aumente em grande escala.

Fast Trending  

Lançar tendências pode fazer com que sua loja ganhe destaque em relação à concorrência.

Ou seja, para vender mais, você terá a seguinte equação:

Produção em larga escala + rapidez x especialização = aumento de vendas.

É importante estar atento a novas orientações de mercado, desenvolvendo um planejamento que conte com a integração de plataformas de vendas, por meio de modelos multicanais, além de ter de possuir aliados: treinamento constante das equipes de vendas e prevalecer entre elas, o foco na inovação.

Para continuar a “vender lenços”, sua marca precisa estar sempre a frente e ser notada pelo consumidor final.

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