Pequenas empresas também podem se beneficiar de uma estratégia de marketing, mesmo com poucos recursos. Confira 4 dicas para aplicar hoje no marketing para pequenas empresas

 

Não é novidade que o marketing é fundamental para todos os tipos de empresa, inclusive aquelas de pequeno porte. Um bom marketing para pequenas empresas é capaz de trazer grandes resultados, por isso, conheça dicas para aplicar hoje mesmo e aumentar seus lucros.

 

  1. Tenha tudo documentado

Um dos erros mais comuns no marketing das pequenas empresas é não ter o controle do que já foi feito, seja para evitar uma estratégia ruim ou replicar um planejamento que deu certo.

Se você trabalha em um pequeno negócio, procure formas de documentar quais as atividades de marketing foram realizadas nos últimos tempos. Para isso, você pode usar o disco rígido do computador ou um HD externo, criando uma data mensal para carregar os arquivos.

Como um disco rígido pode apresentar falhas por diferentes fatores, é interessante contar com recursos que permitam recuperar arquivos deletados do HD. Uma boa dica é o software Recoverit, que reconhece e restaura mais de mil tipos de documento.

No Recoverit, você escolhe o dispositivo que deseja verificar (disco rígido, HD externo, pen drive, cartão SD), e inicia o processamento. Após alguns minutos, o programa apresenta na tela quais são os arquivos resgatados.

  1. Tenha uma presença digital

Somente no Facebook, existem mais de 130 milhões de brasileiros cadastrados – uma pequena amostra do quanto as redes sociais impactam a rotina das pessoas.

Justamente por conta disso, o marketing para pequenas empresas precisa considerar as redes sociais como fonte de divulgação e como uma oportunidade para criar presença digital.

As empresas que trabalham a presença digital conseguem ter melhores resultados porque se mostram mais aos potenciais consumidores. Além disso, com patrocínios que começam com R$6, não é caro investir na divulgação pela internet.

Para uma boa estratégia de marketing, vale escolher quais as redes sociais mais combinam com o seu empreendimento e criar constância na publicação de postagens.

  1. Estude tráfego pago

Talvez você já tenha ouvido falar em tráfego pago. Trata-se de um recurso que permite fazer anúncios pela internet de um modo super focado, tendo ainda um maior controle sobre quem acessou o seu site para que essa pessoa continue recebendo publicidades.

O tráfego pago não é algo tão simples de desenvolver, mas nada impede que você estude para contar com essa estratégia no marketing para pequenas empresas. Com um bom planejamento, os anúncios podem te ajudar a converter vendas.

Um ponto positivo do tráfego pago é que o custo por publicidade costuma ser baixo, o que permite que negócios pequenos tenham boas possibilidades dentro desse universo.

  1. Pense em desenvolver parcerias com influenciadores

Com o crescimento das redes sociais, pessoas que antes eram consideradas “comuns” passaram a compartilhar suas vidas pela internet, ganhando reconhecimento, popularidade e poder de convencimento.

Esses são os chamados influenciadores, que podem ter um poder de comunicação regional ou nacional. Dependendo do nicho da sua empresa, contar com influenciadores pode ser uma boa estratégia.

Uma das dicas de marketing para pequenas empresas é contactar influenciadores locais para saber qual o valor de uma parceria. Se o influenciador em questão se comunicar com o público-alvo do seu negócio, as chances de sucesso são altas.

Por Nicolas Paganini

Tribuna de Minas