Alguns ajustes no ponto de venda podem ampliar a visibilidade das marcas e de seus produtos durante esta data tão especial para os fabricantes de chocolates e outros itens comercializados neste período: peixes, coelhos de pelúcia, bebidas etc. É neste local que se completa todo o ciclo de investimento de uma indústria de bem de consumo. De nada adianta realizar investimentos milionários em propaganda, se o consumidor não fizer a opção pela compra de sua marca no PDV.

É importante ressaltar também a importância dos cinco sentidos, que podem influenciar diretamente a decisão de compra. Nesse sentido, o varejo e a indústria precisam proporcionar sempre boas experiências no PDV, que gerem intimidade de seus consumidores com os produtos oferecidos. Veja, por exemplo, a questão da percepção visual. Cerca de 70% de nossa percepção do mundo é visual. Somos influenciados pela organização do espaço que os deliciosos ovos ocupam nos supermercados, com decorações alegres e atrativas, estimulando o ato de compra. Displays e materiais promocionais completam essa atratividade, em busca da conquista do consumidor.

Como usar o cross merchandising?

1. Invista no sucesso do cliente

Em uma época em que tudo é serviço, o foco dos gestores de marketing tem sido na experiência do cliente. Acredita-se que proporcionar ótimas experiências é a forma de fidelizá-lo, o que parece bem sensato. As pessoas querem repetir as boas e eliminar as más experiências de sua rotina de consumo.

Ele não terá sido bem-sucedido em sua experiência de compra se levar a carne e o carvão, mas esquecer do sal grosso do churrasco. Quem gosta de chegar à residência com as compras e perceber que terá que voltar ao supermercado porque esqueceu um item indispensável para a ocasião?

É importante que a sua empresa tenha a satisfação do cliente como foco, pois assim o cross merchandising começará a fazer mais sentido. As pessoas sempre têm pressa e gostam de quem lhes facilita a vida. Melhor ainda será se nós pensarmos previamente a experiência de compra delas e nos anteciparmos às suas necessidades, inclusive aquelas que elas nem lembram ou, até mesmo, desconhecem.

2. Entenda como gestão e TI podem fazer a diferença

Gestão e TI são temas que andam juntos. A TI está ligada profundamente à organização, à operação e ao controle, enquanto o marketing é uma área extremamente dependente de controle. As campanhas de marketing não são fruto de inspiração, mas de estudos.

Para estruturar uma boa campanha de cross merchandising é preciso que a empresa entenda o comportamento das pessoas. Afinal, quais são os itens que estão sempre juntos no carrinho de compra? É possível ter acesso a essa informação por meio dos relatórios do seu sistema de gestão e controle?

Um bom software para gestão de PDV deve ser capaz de armazenar os registros de compra e gerar relatórios que identifiquem esses comportamentos de consumo. Assim, é mais fácil cruzar os produtos com maior segurança. É o que acontece com aqueles sites que relacionam automaticamente itens diferentes, com base no histórico de comportamentos de consumo de seus clientes.

3. É essencial que você invista em inteligência de marketing

Embora um sistema interno seja importante, a empresa deve recorrer a outras informações. Uma boa ideia é monitorar o que outras empresas estão fazendo, principalmente quais são as tendências para a Páscoa e em que elas se relacionam com o seu negócio.

Aliás, você já procurou rever o histórico de consumo nessa época do ano para saber o que as pessoas compram? Seria uma boa oportunidade de entrar no clima e aumentar as vendas fazendo cross merchandising com esses produtos. Por isso a inteligência de marketing é tão importante.

Se identificou com nosso tópico de hoje e quer saber mais?

Fale com nosso time de especialistas para sua marca ser o centro dos PDVs!

Pelo site: www.timbre.srv.br por e-mail: comercial@timbre.srv.br por nossa central de atendimento: (11)  3643-4343 ou aproxime sua câmera no QR Code abaixo,  e fale diretamente com um de nossos especialistas via WhatsApp: