Incentivar e motivar os funcionários que atuam, na linha de frente da área comercial,  é uma forma de garantir que eles desempenhem suas atividades com satisfação, determinação e comprometimento.

Fim de ano chegando e as empresas se ajustando para alcançar a sua meta anual. Seja a equipe do PDV, o time de BKO, ou o departamento de Vendas, a pressão é constante.

Se por um lado a equipe faz suas contas para bater metas e receber o bônus, do outro, gestores pressionando e sendo pressionados por resultados satisfatórios e cada vez melhores.

Mas como incentivar a equipe à vender mais e melhor? Confira as dicas:

1 – Crie um ambiente de trabalho agradável

Trabalhar em um local onde exista uma boa convivência no ambiente é parte importante da qualidade de vida.

Investir em uma boa infraestrutura que forneça as melhores condições para que os funcionários possam exercer suas atividades.

Algumas empresas, como o Google e o Citibank, têm criado as chamadas “salas de descompressão”. Trata-se de um espaço no qual os funcionários podem fazer pequenas pausas durante o expediente para relaxar, aliviar o estresse e voltar às tarefas mais revigorados.

Trata-se de um espaço no qual os funcionários podem fazer pequenas pausas durante o expediente para relaxar, aliviar o estresse e voltar às tarefas mais revigorados.

2 – Invista em treinamentos

Investir em treinamentos constantes é importante, e fazer com que eles entendam as necessidades e o perfil do público que o seu negócio quer atingir.

A equipe comercial precisa estar 100% preparada para lidar com todas as etapas de um processo de venda

Além de treinamentos, ofereça também bolsas para cursos e especializações. Assim, o funcionário se sentirá valorizado pela empresa e incentivado a desempenhar um bom trabalho.

3 – Proponha metas inteligentes

Metas inteligentes são aquelas que seguem o padrão S.M.A.R.T. Elas precisam ser:

  • Específicas (Specific)
  • Mensuráveis (Masurable)
  • Atingíveis (Attainable)
  • Relevantes (Relevant)
  • Com tempo definido (Time-based)

As metas propostas para a equipe de vendas devem evitar ao máximo serem genéricas e precisam ser quantificadas – para o devido controle.

Estipular um número de telefonemas a fazer, reuniões a agendar e propostas a enviar, ajuda os vendedores a manterem o foco em suas atividades e não procrastinarem tarefas.

4 – Ofereça benefícios, não necessariamente financeiros

Saber reconhecer e recompensar os funcionários pelas metas alcançadas é uma maneira de incentivá-los a continuar desempenhando um bom trabalho.

O mais comum nas empresas é estabelecer comissões sobre as vendas, mas esse não é o único benefício que pode ser oferecido aos vendedores.

Procure conhecer as necessidades dos seus colaboradores para que você possa oferecer benefícios mais assertivos.

Nem sempre a remuneração será a melhor forma de como incentivar uma equipe de vendas.

5 – Aposte na gamificação

A gamificação é o uso de mecânicas de jogos para promover engajamento e motivar ações e comportamentos.

No caso do setor vendas, trata-se de uma competição saudável entre os vendedores, com metas e recompensas.

Procure elaborar regras que permitam mais de um “vencedor”.

Quando apenas um funcionário é premiado, os outros que não venceram o jogo podem se sentir desmotivados.

6 – Faça feedbacks

Reúna-se periodicamente com a sua equipe de vendas. É importante que o funcionário saiba se ele está indo bem ou se ele precisa melhorar.

Procure fazer críticas construtivas e lembre-se: o feedback negativo deve ser feito de maneira individual, ao passo que os elogios podem ser em público, mas sem exageros.

Não há nada melhor do que ser reconhecido por todo esforço e estudo colocados durante a trajetória de produção.

Valorização é a palavra! Dê atenção e considere qualquer ideia ou iniciativa que provenha da sua equipe.

7 – Dê exemplo aos funcionários e os inspire

Os funcionários precisam olhar para o líder deles e sentir confiança, credibilidade.O líder é a figura que deve inspirar os liderados e servir de bom exemplo.

Essa relação entre as partes não precisa ser fria e estritamente profissional.

Procure ser mais humano e enxergar cada vendedor na sua individualidade.

Mostre que cada um deles é importante para a empresa. Isso certamente servirá de incentivo para eles venderem mais e melhor.

Uma equipe engajada é responsável por ótimos resultados dentro dos projetos.

Todo esse esforço é em prol da melhoria de experiência e motivação da equipe que faz parte do ambiente corporativo. As consequências são vistas imediatamente!

FONTE: https://www.agendor.com.br/blog/como-incentivar-uma-equipe-de-vendas/ | https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/equipe-motivada-e-o-segredo-de-bons-resultados,ea0afd55e36eb610VgnVCM1000004c00210aRCRD