O controle de estoque não deve ser o mesmo que antes da pandemia. Reconhecer as mudanças e se preparar para imprevistos garantirão resultados positivos.

Muito se estudou nos últimos 50 anos sobre as principais causas do acontecimento da ruptura de estoque e há um consenso que o principal fator crítico para que ela ocorra é única: a má comunicação entre o sistema de gestão e as gôndolas.

Para se ter a dimensão do tamanho do prejuízo que a ruptura de estoque traz para o varejo, veja os seguintes números:

  • 70% da decisão de compra é tomada em frente à gôndola.
  • Diminuição das vendas de 5% a 10%.
  • 20% substituem por um produto de outra marca, provavelmente com margem menor.
  • 17% adiam a compra.

Confira as dicas para evitar rupturas

Conheça o consumidor

Entender os hábitos de compras do seu público é indispensável para o planejamento e operacionalização do produtos no varejo.

Reveja a nova demanda

O controle, acompanhamento e a reposição asseguram o aumento das vendas. Com a pandemia novos padrões foram aderidos e estabelecer métricas que atendam às necessidades atuais é garantia de maior lucratividade.

Parcerias e colaboração entre indústria e varejo

Tenha fornecedores como parceiros e evite rupturas nas prateleiras. Fabricante e varejista devem agir juntos para que o consumidor não fique sem o acesso a sua marca.

Profissionais do PDV

Um dos principais responsáveis em destacar a sua marca, conectá-la ao seu público , manter o devido controle do estoque e ampliar o SKU na loja, é sem sombra de dúvidas, o Promotor de Vendas.

As principais atividades do Promotor(a) são:

  • Acompanhamento do estoque
  • Visitas periódicas no PDV
  • Seguir o Planograma adequado do seu produto
  • Negociação de espaços
  • Pesquisas das marcas concorrentes
  • Apoio na operacionalização das Ações promocionais
  • Atendimento e vendas
  • Auditoria das ações de Trade Marketing

Processos e sistemas são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa e com as pessoas certas e devidamente treinadas, podem aumentar ainda mais a lucratividade do seu negócio.

Sabendo disso, que tal investir no TIME CERTO para cuidar da sua marca?

A Timbre possui uma equipe de especialistas em Trade Marketing que ajudarão a maximizar o market share, ampliar o share of mind e fortalecer o Brand awareness. Conte com a gente.

Dados e pesquisa via: https://www.casamagalhaes.com.br/blog/supermercado-e-varejo/o-que-e-ruptura-de-estoque/