O trabalho do Promotor de Vendas é fundamental para a boa operacionalização de uma marca ou produto no PDV.  O bom direcionamento desse profissional, ao que se refere ao atendimento e execução de Ações que despertam a atenção do Shopper, é tiro certo para concretizar o sell out.

Quando iniciou o recesso com a pandemia COVID-19, o trabalho desses profissionais foi visto automaticamente como indispensável para se manter a ordem e garantia que itens básicos não faltem em nossas casas. O seu trabalho, de fato, é essencial para a rotina diária da vida de todos nós.

O que mudou?

Por conta da pandemia, de março até o presente momento, as empresas e o varejo em geral tiveram que se readequar a uma nova realidade, a fim de não comprometer suas operações. Durante esse período, as redes de supermercados mantiveram-se abertas com determinadas restrições. As atividades no ponto de venda foram garantidas seguindo as recomendações exigidas pelo Órgão Mundial de Saúde – OMS. Houveram  mudanças significativas também no comportamento do próprio shopper, ao intencionar sua compra em um determinado produto/serviço.

O digital veio para ficar

A pandemia foi um divisor de águas em diversos contextos mundiais. Referente ao mercado econômico, as empresas, independente do seu porte ou segmento, tiveram que se readequar a uma nova realidade, passando a ver alternativas tecnológicas com muito mais importância e agilidade para se manterem atuantes no mercado. Aquelas que já utilizavam algum tipo de tecnologia, passaram a investir ainda mais em ferramentas e plataformas para ampliarem o alcance de seu negócio.

O comportamento do consumidor também mudou. Quem nunca havia efetuado algum tipo de compra online, passaram a achar atrativo esse método, ampliando ainda mais o seu poder de compra digital

Como o promotor pode atuar junto ao e-commerce?

. Buscar pontos que possam ser melhorados com um mapeamento dos produtos à venda, atualização das imagens e os preços praticados.

. Ajudar a organizar os nomes que irão para o site com nomes corretos. Usando o EAN (ou outro código interno) e ver se os produtos estão com o código correto, se alguma página apresenta erro.

. Praticar ações que contribuam com a venda dos produtos desenvolvendo um bom relacionamento com o cliente através do conhecimento sobre os produtos vendidos pela loja.

São muitas as atribuições que um Promotor pode oferecer ao mundo Digital. Saber aproveitar suas atividades é garantir sucesso na fidelização da sua marca no PDV e até mesmo a efetivar a venda no seu e-commerce.