“O momento atual reforçou a necessidade de pensamento coletivo, respeito e cuidado com o próximo.  Saber lidar com as dificuldades da vida é a habilidade mais importante que podemos desenvolver como seres humanos”.

“Tivemos que desenvolver novas formas de trabalho, nos atualizamos e reinventamos para cuidar de nossos colaboradores e garantir a contratação de novos profissionais para que exerçam a sua importante parcela de contribuição na sociedade”, comenta Naiara Bordin, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Timbre RH e Fieldmarketing. “O momento atual reforçou a necessidade de pensamento coletivo, respeito e cuidado com o próximo.  Saber lidar com as dificuldades da vida é a habilidade mais importante que podemos desenvolver como seres humanos”, afirma.

A tecnologia já faz parte da nossa rotina a muito tempo através da folha de ponto, pagamento, análise de desempenho e demais controles, são feitos através de plataformas on-line. Hoje houve um aumento considerável de entrevistas remotas até para cargos operacionais. Também, as lideranças, estão praticando mais resiliência, planejamento, gestão de crise e comunicação, com muita prudência, coerência e ética.

Mantendo a motivação do colaborador

“Quando a gente pensa em capital humano logo pensa em proximidade, ou seja, todos juntos contribuindo, motivando e engajando uns aos outros. Entretanto hoje há um desafio dessa entrosação e motivação devido a distância atual que estamos lidando. O ser humano foi feito para viver em sociedade, contatos e garantir a saúde emocional dos colaboradores é primordial para que o continuemos a garantir a satisfação e produtividade do nosso negócio”, comenta Nadia Keler, especialista em RH e Gestão Estratégica de Pessoas. Cabe nesse momento a comunicação ser clara e objetiva entre as partes, a comunicação é peça chave para que em época de incertezas ele se sinta amparado e ouvido.

Uma das mensagens que podem ser compartilhadas para a equipe é que ele mantenha um cronograma de atividades fiel e respeite os seus horários. O cérebro precisa entender que ele está em casa, mas possui compromissos e prazos. Assim, com as ocupações e rotina definida, manterá uma boa qualidade emocional.

É extremamente importante, também, que ele pratique o hábito se exercitar e se alimentar saudavelmente. Alongamentos, subir e descer escadas, são exemplos de atividades para o corpo se mantenha ativo. Com uma boa saúde está se prevenindo de futuras complicações e doenças físicas e mentais.

“O RH está em constante transformação. Ainda estamos tentando entender qual é o nosso desafio atual, mas o principal é fazer a gestão do nosso capital humano de forma cada vez mais digital, garantindo a satisfação, motivação e a produtividade”, finaliza.