Pode-se dizer que o objetivo do merchandising no ponto de venda (PDV) é oferecer uma experiência única e agradável aos consumidores, porém se não houver a junção de ações, técnicas e materiais promocionais dificilmente o resultado é alcançado.

Não se trata apenas de instalar materiais pelo estabelecimento, mas pensar de forma estratégica como eles podem trabalhar em conjunto de outras ações e técnicas para que tragam o consumidor ao PDV, além de melhorar a sua comunicação com ele e trabalhar diretamente na sua influência. Dessa forma, pode estimular o consumo e a fidelização.

O merchandising no ponto de venda deve ser feito com planejamento, pois a partir disso pode focar na execução de etapas que visam o alcance de seus objetivos. Portanto, se ainda tem dúvidas sobre como usar o merchandising no ponto de venda de forma inteligente, criativa e propícia a bons resultados continue lendo o texto.

Fique em evidência no pdv

Seja notado pelo consumidor, transmita credibilidade e ganhe a sua confiança, faça-o consumir em seu ponto de venda e trabalhe incansavelmente para ganhar sua lealdade. Essas são algumas das etapas que muitos empreendedores consideram no momento de aplicar o merchandising no ponto de venda que, sem dúvidas, é indispensável para o sucesso das vendas, o alcance de autoridade no mercado e maior vantagem competitiva.

Analisando essas etapas tudo parece ser simples, mas a prática exige muito cuidado do PDV para que a experiência do consumidor seja priorizada ao invés de apenas tornar o estabelecimento confortável e visualmente bonito. Afinal, o merchandising não tem esse objetivo de deixar o local bonito, mas propício para as vendas e fidelizações do público.

Produtos que ajudam neste processo:

  • Móbile promocional
  • Display de mesa para Bares e Restaurante
  • Precificadores
  • Equipe de Merchandising

Como aplicar o merchandising no ponto de venda?

Primeiro a sua empresa precisa entender que a lógica de aplicar o merchandising no ponto de venda não é apenas vender. Claro que esse é o objetivo principal, porém para que esse resultado seja alcançado existe uma trajetória que deve ser respeitada.

Isso significa que não basta encontrar um espaço interessante para abrir o seu ponto de venda, distribuir móveis aleatoriamente, organizar a gôndola do PDV com produtos visualmente agradáveis e esperar o cliente levá-lo para casa. Se deseja vender e trabalhar com o merchandising é preciso se esforçar e usar a sua criatividade.

O merchandising no ponto de venda deve explorar os cinco sentidos do público. Ou seja, para influenciá-lo e induzi-lo a compra é preciso trabalhar com a sua visão, audição, tato, paladar e olfato. Nesse caso, se as ações, técnicas e materiais promocionais usados no PDV explorarem esses cinco sentidos é provável que alcance bons resultados.

Dicas para aplicar o merchandising no ponto de venda.

  • Tente trabalhar com degustações e demonstrações, pois são ótimas para abordar o consumidor e trabalhar com seus cinco sentidos de uma única vez.
  • Se atente a ambientação do estabelecimento. O merchandising no ponto de venda também visa criar ambientes estratégicos e confortáveis para o consumo.
  • Saiba aproveitar a exposição dos produtos nas gôndolas. Use materiais promocionais que além de chamar atenção, facilitam na organização.
  • Use materiais e técnicas que interajam com o consumidor e o faça cogitar o consumo. Quanto mais à vontade no PDV, mais chances ele tem de consumir.

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FONTE: https://espherapromocional.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-merchandising-no-ponto-de-venda/