Estratégias eficazes de trade marketing exigem esforços de parcerias entre indústria, distribuidores, varejistas e boas agências especializadas no assunto para encantar o consumidor no PDV e, assim, conseguir a fidelidade e alavancar as vendas.

Mas o que é preciso para elaborar estratégias eficazes de trade marketing? É o que você vai aprender conosco neste artigo.

Alinhe as estratégias de mercado

Conhecer as necessidades dos seus distribuidores e de seus clientes é importante, mas não é tudo o que você precisa para ser bem-sucedido quando o objetivo é aumentar as vendas. É necessário alinhar essas informações com os objetivos de mercado.

Para tanto, crie um relacionamento com o distribuidor, comprometendo-se a colaborar com as metas de venda dele. O alinhamento entre estratégias e objetivos deverá acontecer de maneira mútua, e com esse relacionamento você poderá identificar, de forma clara, quais são os objetivos de seus distribuidores e encaixá-los com as suas metas. Ao somar esforços com o distribuidor, os resultados de ambos serão ainda melhores.

Utilize ferramentas de trade marketing

Toda ação de trade marketing deve ser alicerçada com um bom planejamento, que envolve desde a contratação de promotores, o alinhamento com a equipe de vendas, até o relacionamento com os distribuidores e varejistas.

Para o processo de Casting da equipe de campo, a Timbre atua de maneira prática e personalizada, atendendo a necessidade do cliente e de seus objetivos. O alinhamento do perfil adequado, a estratégia da ação e nossa equipe de back office, é sucesso garantido!

Aposte nas ferramentas de inbound trade

Da mesma forma que o marketing acompanha as tendências de comportamento e de consumo, vale dizer que o trade marketing também vem se atualizando, especialmente no que diz respeito à aplicação da prática de trade na internet.

A web é a maior responsável pelas mudanças nas estratégias de trade marketing, sendo atribuída à rede várias alterações na forma como as pessoas se relacionam entre si e com as marcas. Isso porque, com o advento da rede de computadores, novas oportunidades de negócio também entraram em cena.

O inbound trade, método que atrai o consumidor por meio de conteúdo online, e não por meio dos anúncios tradicionais, como em rádio, TV e impressos, promete entregar resultados significativos em vendas. Essa estratégia está centrada em alguns princípios:

1. Conhecer os interesses de compras dos distribuidores e revendedores;
2. Estabelecer um relacionamento online por meio de conteúdo relevante e que gere autoridade para o produto;
3. Aproveitar o poder de segmentação que a internet oferece para ações de relacionamento e, consequentemente, fidelização.

Conte com um sistema automatizado de trade

As ferramentas tecnológicas também têm transformando a gestão de trade marketing. E, em uma área em que dados e métricas precisam ser analisadas para entender as necessidades do consumidor, a utilização de um bom suporte tecnológico é fundamental.

Com um app de trade marketing, sua equipe de campo pode enviar os dados dos PDVs em tempo real para o back office, e isso torna possível agilizar processos e antever demandas, entre outras facilidades.

Um app de trade marketing ainda possui outras vantagens, como gerenciar a ação dos promotores de vendas, mapear os processos e assegurar que o produto esteja na gôndola. Esses fatores são fundamentais para o sucesso das operações.

A Timbre conta um sistema de monitoramento que auxilia na organização das informações. Esta ferramenta valida o desempenho das ações com monitoramento, possibilitando melhor gestão dos dados e indicadores para basear suas decisões. O nosso suporte contribui para uma gestão de trade marketing mais estratégica.

FONTE: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/o-que-saber-para-elaborar-estrategias-eficazes-de-trade-marketing/