Encontrar as melhores estratégias de trade marketing para PDV não é uma tarefa fácil. Afinal, você precisa conhecer de perto as necessidades do negócio e a melhor maneira de impactar o público. O conceito trabalha com o alinhamento dos objetivos entre fabricantes e os principais canais de vendas no comercio varejista.

Todo o planejamento é realizado a partir dos processos que envolvem as marcas diante do giro de mercado. Tenha em mente que o grande segredo está em colocar o cliente como prioridade na hora de se tornar uma referência. Além do aumento de resultados positivos, as ações ainda preservam a sintonia entre diferentes áreas da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 dicas essenciais para inserir o trade marketing em sua loja. Acompanhe!

1. Negocie com os fabricantes

Apostar em boas estratégias de relacionamento faz toda a diferença no resultado final. Por isso, negocie com os fabricantes de seu produto para encontrar objetivos de vendas em comum.

Uma das grandes vantagens é a possibilidade de criar um conceito uniforme que torne a marca uma referência em seu segmento de mercado. Em cada processo que envolve o trade marketing no ponto de vendas, a conversa direta com os fornecedores abre uma nova visão sobre os diferenciais dos produtos.

A ideia é que haja comprometimento com os interesses de ambas as partes para superar as metas indicadas inicialmente. A partir de um planejamento eficiente, fica mais fácil conquistar e engajar o público-alvo da maneira correta, sem deixar de lado o monitoramento interno.

2. Procure as melhores capacitações

A equipe de colaboradores funciona como a principal linha de frente na hora de apresentar os serviços ao consumidor final. É essencial usar suas principais ideias sobre o PDV a favor do crescimento do negócio em longo prazo.

Invista em cursos ou ações que demonstrem claramente a todos os envolvidos as funções e os diferenciais do produto. A medida ajuda a aumentar o comprometimento na hora de alcançar os objetivos do fabricante.

Promova, também, diversas reuniões do time de marketing com os responsáveis pelas vendas. Quanto mais alinhado estiver o planejamento, melhor será a visão dos consumidores sobre a necessidade de estabelecer um relacionamento de confiança com a marca.

3. Realize ações segmentadas

Posicionar a loja no setor varejista é uma missão que precisa de uma boa logística. A melhor forma de atrair a atenção envolve a valorização do PDV com ações segmentadas. Antes de tudo, torna-se necessário estudar muito bem o perfil e os interesses dos potenciais compradores.

Todo o planejamento deve ser feito considerando os hábitos de consumo com o objetivo de divulgar o conceito diferenciado dos produtos. Para que a estratégia de trade marketing seja coerente, invista, também, em anúncios focados nos empresários da área.

O mercado sempre busca por novidades e isso estimula o interesse por determinados nichos de negócio. Sempre que possível, marque presença em eventos importantes para divulgar seus produtos. O trabalho de networking pode ser reforçado com a distribuição de amostras grátis, brindes ou com sondagens de futuras parcerias.

4. Monitore os resultados

De nada adianta alcançar boas táticas de trade marketing para PDV se não existir um sistema que monitore os resultados. Trabalhar com os índices conquistados ajuda a identificar os erros e acertos de todo o processo. Assim, você consegue planejar de forma certeira as próximas ações, com base em retornos positivos.

Uma das principais vantagens é o controle dos investimentos em ações. O conhecimento da situação evita tiros no escuro e reforça o planejamento com propostas inteligentes. Ao direcionar as estratégias com as preferências do consumidor, o giro de produtos recebe um grande incentivo sem esquecer as atividades dos fornecedores.

Agora você já conhece as melhores dicas de trade marketing para PDV. Não se esqueça de que todas as áreas de um negócio também dizem muito sobre seu posicionamento no varejo. Para que tudo ocorra como o esperado, avalie com cuidado diversas questões ligadas ao consumidor final, como decoração da loja, abordagem do time de vendas e a distribuição de descontos.

FONTE: https://blog.ilabel.com.br/conheca-as-4-melhores-dicas-de-trade-marketing-para-pdv/